Geração à Rasca - A Nossa Culpa

A propósito do texto "Geração à Rasca - A Nossa Culpa", divulgado por email e em vários blogues, sem indicação da autoria:

1. A educação escolar, desde início dos anos 90, foi completamente repensada, encontrando-se estruturada pelo princípio de "pensamento crítico, independente e criativo", erradamente veiculado pela abdicação de desenvolvimento da memória e da memorização associativa. Consequência: ausência de capacidade de pensamento crítico, na grande maioria dos alunos, pois a ausência de conhecimentos memorizados impede todo e qualquer pensamento independente. O falhanço da escola agrava-se pelo método global/visual no ensino de leitura: aplicado rigorosamente, produz pessoas com vocabulário extremamente limitado, e sem capacidade de o alargar.

2. O desenvolvimento social e pessoal dos alunos está a ser governado pela cultivação de uma auto-estima elevada, abdicando da valorização do trabalho e do esforço, embora apenas estes podem conduzir aos resultados de estudos que sejam relevantes para a vida real.

3. Os jovens defraudados pela escola, na suas expectativas de terem obtido competências socialmente relevantes, e pela família e sociedade, os quais encontram-se igualmente desorientados pelo conceito vigente do sistema escolar, tornaram-se um meio conveniente maleável que pode ser convencido em aceitar toda a espécie de políticas totalitárias e misantrópicas.

4. Esta vulnerabilidade já está a ser plenamente aproveitada - basta mencionar as fraudes mediáticas mais importantes, criadas no mundo virtual dos média pelos políticos e cientistas: Aquecimento Global Antropogénico, Camada do Ozono, Combustíveis Verdes e Gripe A. Razões? Dinheiro. Vidas humanas - quem quer saber?

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