Melhorias Recentes das Notas dos Exames Nacionais e o Insucesso Escolar


Fig. 1. Competências-chave são as competências em línguas e matemática.

Há cerca de dois anos desenhamos o gráfico da Fig. 1, que não publicamos, por falta de provas concretas. Graças às alterações efectuadas pelo Ministério da Educação nas provas dos exames nacionais nos últimos 2 ou 3 anos, que resultaram nas melhorias das notas médias em Matemática e Português, de 7 para 12 valores e na redução de reprovações de 60-70% para uns meros 10%, temos agora uma prova concreta daquilo que o gráfico afirma: um aluno médio que acaba a escola secundária não atinge os mínimos de competência exigíveis na escola primária.

Essa opinião foi confirmada pelos especialistas [1], que notam uma redução muito significativa nos níveis de conhecimento exigidos nos enunciados das provas de avaliação. Isso mostra que foi necessário baixar muito a fasquia para permitir a passagem da maioria dos alunos, constatada no último ano.

Referência:
1. Opinião da Sociedade Portuguesa de Matemática

1 comentário:

Mário de Noronha disse...

O que se poderá dizer de alunos (portugueses) do ensino superior que não conseguem compreender o enunciado das provas (em português)?
Será do «Bolonha» ou do mau ensino anterior?
E os professores que não conseguem (não é não querem) redigir a acta de uma reunião?