Uso da mão esquerda na escrita e o Insucesso Escolar

Os humanos, como todos os seres vivos, normalmente têm hemisférios cerebrais especializados nas suas funções, o que confere vantagens importantes ao indivíduo, sendo o cérebro desta maneira capaz de atender em simultâneo a várias tarefas, de natureza completamente diferente [1]. Juntamente com outras tarefas, a tarefa de escrita é normalmente desempenhada por um dos hemisférios, mais frequêntemente pelo hemisfério esquerdo, e como este controla a mão direita, a maioria das pessoas usa a mão direita na escrita.

Ora, a falta na especialização de hemisférios, que se manifesta, entre outras coisas, no uso de ambos as mãos para escrita, provoca atrasos no desenvolvimento da criança e dificuldades na aprendizagem [2].

Ainda, as crianças que usam a mão esquerda para escrever, tipicamente não recebem apoios suficientes dos seus professores, imprescindíveis para a sua aprendizagem [3]. Sem estes apoios, as crianças não sabem usar as técnicas correctas de escrever com a mão esquerda, nem adoptar uma postura correcta e posicionar correctamente a folha de papel. Além disso, estas crianças beneficiariam de material escolar adaptado para o uso com a mão esquerda: tesouras, réguas, apara-lápis, manuais de escrita ...

Referências
1. Evolutionary Origins of Your Right and Left Brain, Peter F. MacNeilage, Lesley J. Rogers and Giorgio Vallortigara, Scientific American Magazine, July 2009.
2. Left Handers And School Tests.
3, Left Handed Children Failed by Teachers, Lauren Milsom – Left-Handers Club.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu escrevo com a mão e sou uma das crianças mais inteligente da minha turma!
Tenho má caligrafia, mas nada de atrasos no meu desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem!

José Carrancudo disse...

Então está de parabéns. Quantos anos tem?