Como distinguir um aluno que sabe ler, de um aluno - vítima do método global de ensino de leitura

Aos professores da escola primária, que ensinam os seus alunos a ler pelo método global.
Devemos distinguir entre uma verdadeira capacidade de ler, ou seja, de ler todas as palavras, mesmo aquelas cujo visual ainda não foi decorado nas aulas, construindo a palavra a partir das letras constituintes, capacidade esta adquirida seguindo o método sintético de ensino de leitura, da capacidade de ler fictícia, que se reduz à reprodução sonora de umas centenas de palavras, cujo visual o aluno conseguiu decorar, que resulta de uma aplicação cega do método global.

A importância da capacidade de ler todas as palavras que o aluno encontra torna-se óbvia quando pensamos na importância crucial da capacidade de estudar autonomamente, lendo simplesmente livros, aumentando assim o vocabulário activo e os conhecimentos. Devemos ainda lembrar que a capacidade humana para decorar as imagens das palavras é muito limitada, não ultrapassando umas centenas, enquanto o número total de palavras numa língua excede as dezenas de milhar.

Assim, propõe-se o seguinte exame de leitura:

O aluno deve ler um pequeno texto em Espanhol, de uma dificuldade adequada para o seu nível de escolaridade.

Se conseguiu, sem grandes dificuldades, ler o texto, constituido pelas palavra desconhecidas, descontados os erros meramente fonéticos, - espera-se, naturalmente, que o aluno leia segundo as regras de leitura portuguesas - então sabe ler. Caso contrário, é mais um aluno defraudado pela Escola, e traído pelo professor em que confia, mais um caso do futuro abandono ou insucesso escolar.

Boa sorte!

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